Pesquisar no site


Contato

Tecnicas do contra-baixo

Pizzicato - É a forma tradicional de tocar o baixo, com os dedos indicadore e médio. Existem alguns baixistas q sentem a necessidade de tocar com mais dedos, que é a Tree-Fingers-Techique, q é um pizzicato realizado com o auxilio do dedo anelar, e pode até contar com mais dedos para sua execução. 

Slap (a q eu mais curto) - Consiste em tirar sons mais percussivos do baixo, utilizando basicamente como ferramentas o Thumb (batida com o dedão) e o Pluck (puxada com os dedos indicador, médio e demais) 

Tapping - É a técnica de Two-Hands, onde as notas são executadas através de hammer-on e pull-offs com as duas mãos tocando diretamente sobre a casa que vc quiser realizar a nota. 

Harmônicos - Esta técnica consiste em realizar melodias apenas utilizando os Harmônicos Naturais (com as cordas soltas) ou Artificiais (onde é calculada a região para realizar tal nota) -Ref. Portrait of Tracy do Jaco Pastorius 

Fretless - É o baixo sem trastes, onde é necessário uma outra técnica pra execução e exige mais feeling do músico. 

Ghoste (Dead) Note - É tirar apenas o som percussivo do instrumento, abafando as cordas. Porém cuidado para não confundir com os harmônicos que são os sons tirados nas trastes do instrumento.

Pentatônica: temos dois casos....

___Maiores A escala pentatônica maior, mais usada, é aquela derivada da escala maior (ou jônica, iônica) quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):

C D E G A (ou Dó Ré Mi Sol La) => repare que as as notas F (Fá) e B (Si) da escala maior natural foram suprimidas

T 2 3+ 5 6 => graus da escala

Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.___

___Menores: O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):

C Eb F G Bb (ou Dó Mib Fa Sol Sib)

T b3 4 5 b7

Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.

Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.